Barra de Vídeo

Loading...

domingo, 19 de setembro de 2010

Os 40 anos do MRPP
 mrpp40anos_sessao.jpg
Passou no dia 18 de Setembro, o 40º aniversário da fundação do MRPP, movimento que deu origem ao nosso Partido. Somos portanto, o 2º partido mais antigo de Portugal. O MRPP (Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado) foi fundado em 18 de Setembro de 1970 (ano do centenário do nascimento de Lenine), numa casa da Estrada do Poço do Chão, em Benfica, Lisboa, por apenas 4 elementos, sob a direcção do camarada Arnaldo Matos. Na base do seu surgimento está a necessidade de uma organização revolucionária, guiada por uma ideologia também ela revolucionária, que tivesse como horizonte a tomada do poder político e a instauração de uma sociedade Socialista. "O P”C”P, a sua ideologia, o seu programa “democrático-nacional” e o seu mais do que nunca desbragado oportunismo legalista são a expressão cada vez mais clara dum processo de controlo do proletariado português por uma organização da burguesia", dizia-se na Resolução sobre a Fundação do MRPP e a criação do Comité Lenine."Isto, porque o Partido que durante quase meio-século pretendeu ser o seu organizador e o seu guia não é um partido do proletariado, mas a expressão política e ideológica da pequena-burguesia; porque o P”C”P é um agente da burguesia no seio do proletariado, pretendendo arrastá-lo atrás dos objectivos reformistas daquela, pretendendo imolar o proletariado no altar dos interesses dos seus inimigos de classe", podia-se ler também naquela resolução.
Tal como nessa altura, é ainda hoje imperioso a criação de um forte, coeso e ideologicamente bem armado Partido Comunista. O MRPP cumpriu a sua missão, a da criação de condições para a fundação do Partido do Proletariado. Agora há que tomar em mãos essa experiência e alargá-la para a fundação da sociedade Socialista. Esse caminho só se percorre através da Revolução, não nos iludamos com as teorias "das mais amplas liberdades democráticas" do P"C"P ou da democracia para todos do B"E". A Ditadura do Proletariado é o caminho a seguir para a instauração daquela sociedade, livre da exploração do homem pelo seu semelhante.
Como diz no final do ponto 1 daquela Resolução: "A tarefa central que se coloca hoje aos quadros de vanguarda do proletariado e aos seus aliados militantes noutros extractos sociais, para iniciar a marcha revolucionária da Revolução Democrática e Popular e da Revolução Socialista é a da reorganização da classe dos proletários com a fundação do Partido que dirija a sua luta emancipadora."
VIVA O 18 DE SETEMBRO!
VIVA A CLASSE OPERÁRIA!
VIVA O COMUNISMO!

Sem comentários:

Enviar um comentário