sábado, 26 de setembro de 2009

HUMOR FEDORENTO

Fui completamente esmiuçado pelos Gatos. Podem ver/rever o resultado na sic online em http://sic.sapo.pt/online/sites%20sic/gato-fedorento/esmiuca-os-sufragios.


Foi efectivamente um privilégio. Tive o prazer de conhecer pessoalmente os "Gatos", por quem nutro um carinho especial desde os tempos da SIC Radical e que creio terem até ao momento desenvolvido um percurso profissional muito interessante.

Tive aliás a oportunidade, na amena cavaqueira que se seguiu ao programa, de lhes transmitir a ideia de como o humor inteligente que eles praticam, sobretudo perante o deserto de ideias que foi esta campanha, se está a substituir ao debate político que deveria ter havido e não houve, permitindo abordar de forma irónica alguns dos temas mais importantes da actualidade. Um pouco, mas cada vez mais, à semelhança do que se passava antes do 25 de Abril, altura em que a crise social e política se tinha de fazer sob a forma de humor. Foram momentos de excelente convívio e boa disposição!

E se o convite do Ricardo Araújo Pereira para eu ser esmiuçado constituiu uma honrosa excepção nesta campanha só a "5", a verdade é que, estranhamente ou talvez não, a SIC não só não anunciou desde a véspera a entrevista, como no respectivo facebook só foi colocada a indicação às 15h00, e, mais, às 15h30 de hoje, a quem ligasse a perguntar quem seria o convidado desta noite, era respondido "Garcia Pereira, mas ainda não está confirmado".

Tudo isto quando o convite foi aceite há 1 semana!! Eles (SIC) lá saberão porquê...



Garcia Pereira hoje à saída dos estúdios da SIC

Presença do MRPP no programa dos Gato foi “honrosíssima” excepção durante a campanha

25.09.2009 - 18h48 Lusa

O líder do PCTP/MRPP, Garcia Pereira, considerou hoje o convite para ser entrevistado no programa da SIC “Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios” uma “honrosíssima excepção” no comportamento da comunicação social para com o seu partido durante a campanha.



“Isso [convite para participar no programa] é uma honrosíssima excepção ao que foi o panorama da comunicação social ao longo de toda esta campanha”, disse hoje Garcia Pereira nos estúdios da SIC, à saída da gravação da entrevista.



O líder do PCTP/MRPP ficou “com pena” de assistir às entrevistas dos cinco líderes dos partidos com assento parlamentar e “uma voz, que é a voz do segundo partido mais antigo em Portugal que se bate por uma sociedade mais justa desde antes do 25 de Abril, não fosse” convidada.



“Felizmente o Ricardo [Araújo Pereira] teve a gentileza de convidar, não tanto a pessoa do convidado, mas a voz e posições que ele representa”, afirmou.



Para o cabeça de lista às legislativas pelo círculo de Lisboa, assiste-se em Portugal a um “fenómeno muito curioso”.



“Nós hoje estamos a assistir a um fenómeno muito curioso, que faz lembrar os tempos antes do 25 de Abril, que é ser o humor, e o humor que apela à inteligência, que ocupa o espaço da crítica que não é feita pelos partidos políticos do poder”, afirmou.



Garcia Pereira vê “Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios” como “um programa leve que é simultaneamente um pretexto para falar de coisas sérias”.



“Nada impediria que uma campanha eleitoral não pudesse ser exactamente assim, mas está hoje transformada num circo mediático”, concluiu.